Artroplastia Total de Quadril ou Prótese de Quadril

Prótese ou Artroplastia de Quadril é o procedimento de substituição do quadril humano por um protético, indicados para diagnósticos de coxartrose, quando a cartilagem do quadril se desgasta e com seu processo degenerativo se torna doloroso.

Nesses casos o procedimento passa a ser o mais indicado, por possuir excelentes resultados no alívio da dor e na restauração dos movimentos, com baixo risco de ocasionar alguma complicação.

Esse tratamento é indicado para todas as idades, pois os avanços do desenvolvimento de próteses aumentou muito a vida útil dos implantes, sendo que pacientes mais novos e mais idosos conseguem se beneficiar desse tipo de procedimento com maior tranquilidade.

Após o procedimento, os pacientes passam pela recuperação da cirurgia se movimentando com a ajuda de um andador para que sua recuperação seja mais rápida. Após esse período de recuperação inicial que dura em torno de 6 semanas, os pacientes retornam às suas atividades diárias normalmente, com exceção de atividades físicas que são liberadas cerca de 4 a 6 meses após o procedimento e apenas para atividades de baixo impacto como caminhadas, ciclismo e natação.

Lesões Esportivas

Praticar esportes e atividades físicas já fazem parte da vida de quase todas as pessoas que buscam manter uma boa saúde, porém é importante conhecer e identificar os fatores de riscos para evitar lesões.

A prevenção e tratamento das lesões esportivas e no trauma do esporte também são acompanhadas por Ortopedistas, realizando o acompanhamento de esportistas amadores ou profissionais.

O quadril sendo uma articulação profunda cercada de grandes músculos, vasos, nervos, tecidos e que suporta todo o peso corporal para permitir que o corpo se mova, acaba sendo uma região de grande incidência de lesão por parte dos atletas.

É extremamente importante uma boa orientação para que o atleta evite lesões e caso aconteça, tenha uma rápida reabilitação e retorno às suas atividades físicas.

Ortopedia e Traumatologia

Apesar de serem especialidades distintas, no Brasil a Ortopedia e Traumatologia são lecionadas simultaneamente nas escolas, faculdades e universidades, porém é importante conhecer a diferença entre elas.

A Ortopedia é uma especialidade que busca corrigir doenças que afetam o aparelho locomotor, causando deformidades nos ossos, músculos, ligamentos e articulações. O tratamento tem o objetivo de restabelecer funções e aliviar a dor para que o paciente retorne às atividades de vida diária.

A Traumatologia é voltada para os traumatismos e suas consequências no aparelho locomotor, ocasionadas por agentes externos em órgãos e tecidos musculoesqueléticos. O tratamento tem o objetivo de atender pacientes com fraturas, luxações, rupturas tendíneas entre outras urgências com agilidade.